Arte tecnológica em medicina, elaborada por um médico e artista digital:
o grande diferencial deste website


A Internet possibilitou um grau inédito e espetacular de comunicação , marcado pela rapidez, universalidade e acessibilidade. Isto abriu frentes de soluções muito interessantes a várias áreas do conhecimento humano, entre as quais a ciência médica.



Medicina e comunicação eletrônica

Na área médica, a velocidade com que novas descobertas são feitas tornou os métodos tradicionais de divulgação e assimilação de conhecimento insuficientes. Neste contexto, a arte tecnológica assume papel de importância estratégica ao oferecer um canal mais eficiente ao processo de construção, transmissão e assimilação do conhecimento.

Neste website oferecemos diversos exemplos concretos de como a tecnologia pode mudar este panorama: em painéis ilustrados e interativos, em poucos segundos, são possíveis a transmissão e a assimilação de grandes quantidades de informação médica. E isto representa uma enorme vantagem se compararmos com as muitas horas normalmente gastas em pesquisa e leitura de textos escritos e pobremente ilustrados que representam as fontes tradicionais da maior parte dos temas aqui abordados de forma mais criativa e inteligente.



Um projeto ambicioso

Tenho trabalhado com uma idéia original e de grande impacto: elaborar uma enciclopédia de arte médica com verbetes eletrônicos animados, a exemplo dos temas aqui publicados, que satisfaça a maior parte possível das dúvidas dos usuários. Agentes de saúde, programas oficiais como o PSF (Programa de Saúde da Família), entidades de ensino e pesquisa, profissionais de saúde, pacientes e empresas do setor possuem uma grande carência de fontes de informação alternativas e mais eficientes do que as tradicionais hoje disponíveis. Estas fontes, geralmente em forma de textos técnicos e pobremente ilustrados ou simplesmente sem ilustração alguma, não satisfazem critérios como rapidez e concisão na explicação e entendimento dos fenômenos envolvidos nos processos de saúde, doença, diagnóstico e tratamento. Nossa abordagem na forma de ilustrações eletrônicas animadas e interativas já se provou uma excelente ferramenta neste caminho. Ao clicar na ilustração, um exemplo de arte desenvolvida em língua turca que é utilizada por um professor de neurocirurgia de Istambul. A mesma arte é utilizada, igualmente, em francês, italiano e inglês por docentes de vários países em suas atividades diárias de ensino e clínica.
 

A importância da inovação

Vários detalhes da tecnologia empregada aqui interessam diretamente a instituições de ensino e pesquisa, editoras, indústria farmacêutica e de equipamentos e provedores de conteúdo digital de Internet. Para isto, é fundamental entender alguns aspectos da linha de trabalho:

  • As artes eletrônicas com conteúdo científico desenvolvidas em tecnologia Flash (ilustração e animação vetoriais) representam fonte perfeita para enriquecimento de cursos on-line, programas de treinamento e educação continuada baseados em Internet, Intranet ou outras mídias eletrônicas. O tamanho reduzido de seus arquivos finais torna o método excelente, mesmo em conexões discadas de baixa velocidade.

  • Estas artes, anexadas a apresentações eletrônicas (como o PowerPoint), servem, ainda, como ferramenta de comunicação em cursos de graduação e pós-graduação, palestras educativas e seminários, entre outros.

  • Uma das aplicações mais interessantes é como interface de comunicação entre os médicos e seus pacientes. Muitas das artes aqui publicadas são utilizadas diariamente em clínicas e hospitais para esclarecimento do paciente e familiares quanto a patologia, exames e procedimentos. Este detalhe torna a arte um canal fantástico de comunicação entre empresas e o profissional médico, através de logos e links eletrônicos aplicados diretamente na ilustração que, ao comando do usuário, podem abrir websites remotos ou enviar e-mails.

  • Outra aplicação de grande impacto é como complemento eletrônico de publicações impressas. Um livro de neurocirurgia, por exemplo, poderá passar a contar com versões eletrônicas e animadas na Internet correspondentes às ilustrações impressas. Além das vantagens já citadas, esta estratégia possibilita o implemento de atualizações na arte eletrônica sempre que necessário (p.ex: um avanço da técnica cirúrgica, um novo medicamento ou equipamento etc.), mantendo, inclusive, um canal permanente de comunicação com os usuários dos livros. O livro impresso, obviamente e por sua natureza física, não comporta atualizações ou implementações como a sua extensão eletrônica permitiria. A publicação híbrida (impressa e eletrônica baseada na Internet) é um caminho ainda inexplorado e de imenso potencial.

  • Em futuro breve, tocadores eletrônicos e celulares, além de MP3 e 4, também executarão arquivos Flash, permitindo que conteúdos sejam disponibilizados para download no formato de Podcasts. Quando os livros eletrônicos se tornarem realidade mais acessível ao bolso, estes conteúdos digitais animados e interativos representarão um tesouro editorial.

  • Os itens de menu, além de desencadearem as ações de movimento, podem disparar narrações em MP3 da seqüência animada correspondente, transformando a arte eletrônica em um tutorial multimídia de baixíssimo peso em bytes e de alcance de compreensão ainda maior.


     

Agora uma reflexão na condição de médico...

Todos os anos, bilhões de dólares são gastos em publicidade pela indústria farmacêutica e de equipamentos médicos. Boa parte deste dinheiro é gasto com material impresso e outros brindes de gosto e utilidade muitas vezes duvidosos. No entanto, muitas das artes eletrônicas que publicamos aqui visando comunicação com o paciente poderiam desempenhar um papel fabuloso neste esforço publicitário. Que outro material o médico utilizaria todos os dias, várias vezes e que, além disto, contribuiria para melhorar sua imagem junto ao paciente?

 
 
Veja também:     Quem somos    |   
 
 
 
 
 
Google Custom Search
 
 
 
Hermes Prado Jr, MD            © 2013, www.artesmedicas.com